Prática em Arte Audiovisual


Oficinas em Arte Audiovisual  (em construção)
Exercitando idéias, com linguagem artística e dinâmica, para o melhor aproveitamento do tempo de quem assiste, mantendo seu entendimento e interesse, até o final vídeo.

Oficina Prática em Audiovisual: 16hs
(Requer câmera digital simples ou smartphone)
(Turma até 12 alunos, mínimo 6) 

- 01 Introdução: Câmera na mão e idéia da cabeça. 

O audiovisual como ferramenta de comunicação artística.
Representação gráfica da imagem em movimento.
Audiovisual como ferramenta de comunicação.
Arte e Comunicação: o Audio e o Visual, juntos e separados.
Experimentando narrativa. Personagem, observador e onisciente. 
Texto descritivo ou dissertativo (induzido).
Trabalho Individual:
Qual é a finalidade do video que você quer fazer.
Dialogar sobre os diferentes propósitos e objetivos de gravação de cada aluno em aula.
Fabrica de idéias, qual a proposta?
Por onde iniciamos? (escrever as ideias no papel)
Quem vai assistir?  Onde ou como vai ser visto? (plataforma de visualização)
Da idéia para o planejamento. 
Ferramenta experimental de criar e verificar viabilidade do projeto.

- 02 A Câmera
Câmera portátil, sua popularização para o amador e experimental.

Do Super 8 (película) até a era digital.
Como documentar, pra ficar registrado no tempo.
Noções básicas da evolução digital e o equipamento portátil;  SD, HD, fullHD, 4K
Diferença de Resolução e tamanho da tela. HD, fullHD, 4K
Trabalho Individual:
Configuração de câmera. Testando câmeras. Qual equipamento vou usar?
Análise do equipamento e sua produtividade. Melhor ajuste, para qual a finalidade?
Planejamento:
Uma cena e uma câmera, sem cortes. 
Roteiro, cronograma, escolha de ferramentas de programação da gravação.
Cuidados com o audio. Entradas, microfone, ambiente, som da mesa, a trilha, sonoplastia e ruídos.
Cena Individual  (Gravar uma chamada de evento, para rede social 15s sem corte) 

- 03  Quem é a equipe
 
Análise do material gravado, como podia ficar melhor. Refazer?
Como funciona o ambiente de gravação em equipe e sozinho.
Registrando ou comunicando com arte.
Selfie-record (Smartfone, Gopro, Smartcâmera), descrevendo, comunicando, interagindo. 
Equipe, prioridades, funçōes básicas e acúmulo de funções.
Trabalho em grupo:
Em busca do cenário:
Composição de cena; o quadro, cor, luz, sombra, planos e profundidade de campo. 
Cuidados básicos de enquadramento, cenário, ruído, produto (objeto principal na cena) e composição da cena.
Cena em grupo (Gravar uma chamada de evento, para rede social 15s sem corte) 

- 04 Em frente a câmera

Análise do material gravado, como podia ficar melhor.
Refazer ou fazer outro diferente?
Relevância do cenário, figurino e make-up
O que depende da Produção?
Revisão, elaboração e execução do planejamento.
Cena em Duplas (Roteiro, ensaio e gravação da cena de um produto no filme 30s sem corte)
Saída de campo para Gravação
Análise do material entre os colegas

Oficina de Esquetes para Atores: 16hs
( Não requer nenhum equipamento)
( Turma até 12 alunos, mínimo 6) 

Tube de Ensaio 

- 05 Laboratório: Em frente a câmera

Produção, nano e mega. Qualidade, tempo e recursos.
Uso de mimica, sombras, fantoches, pinturas, desenhos, fotos ou objetos.
Cuidados com transporte, saúde e seu bem estar, ambiente insalubre, fome, esforço físico, EPI, etc…
Preparo: Respiração, a voz, dicção e fonética 
Olhar direto na lente. Comunicativo, explicativo.
Som, silêncio e a concentração, que geram objetividade e qualidade nos detalhes.
Cuidados com transporte, saúde, ambiente insalubre, fome, esforço físico, EPI e qualidades especificas!
Aquecimento e preparo: Respiração, a voz, dicção e fonética 
Plano aberto. Expressando e representando. 
Ação, movimentos, diálogos, ausência da câmera. 
Revisando a composição de cena, luz e sombra. Com cenário e ambiente adequado.
Cena em Duplas (Roteiro, ensaio e gravação da cena de um produto no filme 30s sem corte)
Saída de campo para Gravação

- 06 Plongeé e Contraplongeé

Análise do material gravado. 
Aquecimento e preparo: Respiração, a voz, dicção e fonética 
Posicionamento, distância, altura e relação com sentimento.
Revisando a composição de cena, com luz, sombra, em busca do cenário.
Cena em Grupo (Roteiro, ensaio e gravação da cena com um produto no filme 60s com ou sem cortes)
Saída de campo para Gravação

- 07 Plano fechado

Análise do material gravado e evolução do trabalho. 
Quem vai assistir e onde vai ver.
Preparo do set e gravação: Respiração, aquecimento e alongamento, com a voz, dicção e fonética
Cena em Grupo (Roteiro, ensaio e gravação da cena com um produto no filme 60s com ou sem cortes)
Análise do trabalho e equipamentos complementares.

- 08 Movimento e ação

Onde usar cortes, preciso de edição? 
Análise do material gravado e evolução do trabalho. 
Quem vai assistir e onde vai ver.
Posicionamento, distância, altura e relação com sentimento.
Revisando a composição de cena, com luz, sombra.
Em busca do cenário perfeito.
Cena em Grupo (Roteiro, ensaio e gravação da cena em filme 60s com cortes)
Estúdio ou saída de campo para Gravação
Análise do trabalho, equipamentos complementares e abrangência de mercado


PERCEPÇÃO DA IMAGEM   "A comunicação contemporânea nos presenteia com uma variedade de imagens com características distintas, cujo crescimento desenfreado da mídia põem em realce o caráter de imediatismo, de aparente reflexo contemplativo e de duplicação da realidade.
A distorção ou manipulação de certas imagens, de maneira que estas em vez de serem um meio para descortinar a realidade, ocultam-na. Assim, existe um interesse geral em “esconder algo na imagem”, este algo não é mais que o seu próprio caráter de persuasão.
Toda a linguagem icônica é resultado de uma estratégia significativa e como tal persuasiva."
**Abraham Moles (1969)


** Abraham Moles (1920-1992) foi um engenheiro elétrico e engenheiro acústico francês, além de doutor em física e filosofia. Também foi professor de sociologia, psicologia, comunicação, design na "Hochschule für Gestaltung d'Ulm" e nas universidades de Estrasburgo, San Diego, México e Compiègne.
Ele foi o fundador do Instituto de Psicologia da Comunicação Social, em ULP, conhecido como Escola de Estrasburgo pelos alunos universitários de todo o mundo, hoje reunidos na Association Internationale de Micropsychologie et de Psychologie Sociale des Communications.



Nenhum comentário:

Postar um comentário