Oficinas em Arte Audiovisual (em construção)
Exercitando idéias, com linguagem artística e dinâmica, para o melhor aproveitamento do tempo de quem assiste, mantendo seu entendimento e interesse, até o final vídeo.
Oficina Prática em Audiovisual: 16hs
(Requer câmera digital simples ou smartphone)
(Requer câmera digital simples ou smartphone)
(Turma até 12 alunos, mínimo 6)
- 01 Introdução: Câmera na mão e idéia da cabeça.
O audiovisual como ferramenta de comunicação artística.
Representação gráfica da imagem em movimento.
Representação gráfica da imagem em movimento.
Audiovisual como ferramenta de comunicação.
Arte e Comunicação: o Audio e o Visual, juntos e separados.
Arte e Comunicação: o Audio e o Visual, juntos e separados.
Experimentando narrativa. Personagem, observador e onisciente.
Texto descritivo ou dissertativo (induzido).
Texto descritivo ou dissertativo (induzido).
Trabalho Individual:
Qual é a finalidade do video que você quer fazer.
Dialogar sobre os diferentes propósitos e objetivos de gravação de cada aluno em aula.
Fabrica de idéias, qual a proposta?
Por onde iniciamos? (escrever as ideias no papel)
Quem vai assistir? Onde ou como vai ser visto? (plataforma de visualização)
Da idéia para o planejamento.
Ferramenta experimental de criar e verificar viabilidade do projeto.
Ferramenta experimental de criar e verificar viabilidade do projeto.
- 02 A Câmera
Câmera portátil, sua popularização para o amador e experimental.
Do Super 8 (película) até a era digital.
Como documentar, pra ficar registrado no tempo.
Como documentar, pra ficar registrado no tempo.
Noções básicas da evolução digital e o equipamento portátil; SD, HD, fullHD, 4K
Diferença de Resolução e tamanho da tela. HD, fullHD, 4K
Trabalho Individual:
Configuração de câmera. Testando câmeras. Qual equipamento vou usar?
Configuração de câmera. Testando câmeras. Qual equipamento vou usar?
Análise do equipamento e sua produtividade. Melhor ajuste, para qual a finalidade?
Planejamento:
Uma cena e uma câmera, sem cortes.
Uma cena e uma câmera, sem cortes.
Roteiro, cronograma, escolha de ferramentas de programação da gravação.
Cuidados com o audio. Entradas, microfone, ambiente, som da mesa, a trilha, sonoplastia e ruídos.
Cena Individual (Gravar uma chamada de evento, para rede social 15s sem corte)
- 03 Quem é a equipe
Análise do material gravado, como podia ficar melhor. Refazer?
Como funciona o ambiente de gravação em equipe e sozinho.
Registrando ou comunicando com arte.
Selfie-record (Smartfone, Gopro, Smartcâmera), descrevendo, comunicando, interagindo.
Equipe, prioridades, funçōes básicas e acúmulo de funções.
Trabalho em grupo:
Equipe, prioridades, funçōes básicas e acúmulo de funções.
Trabalho em grupo:
Em busca do cenário:
Composição de cena; o quadro, cor, luz, sombra, planos e profundidade de campo.
Composição de cena; o quadro, cor, luz, sombra, planos e profundidade de campo.
Cuidados básicos de enquadramento, cenário, ruído, produto (objeto principal na cena) e composição da cena.
Cena em grupo (Gravar uma chamada de evento, para rede social 15s sem corte)
- 04 Em frente a câmera
Análise do material gravado, como podia ficar melhor.
Refazer ou fazer outro diferente?
Relevância do cenário, figurino e make-up
O que depende da Produção?
Revisão, elaboração e execução do planejamento.
Cena em Duplas (Roteiro, ensaio e gravação da cena de um produto no filme 30s sem corte)
Saída de campo para Gravação
Análise do material entre os colegas
Análise do material entre os colegas
Oficina de Esquetes para Atores: 16hs
( Não requer nenhum equipamento)
( Turma até 12 alunos, mínimo 6)
Tube de Ensaio
- 05 Laboratório: Em frente a câmera
Produção, nano e mega. Qualidade, tempo e recursos.
Uso de mimica, sombras, fantoches, pinturas, desenhos, fotos ou objetos.
Uso de mimica, sombras, fantoches, pinturas, desenhos, fotos ou objetos.
Cuidados com transporte, saúde e seu bem estar, ambiente insalubre, fome, esforço físico, EPI, etc…
Preparo: Respiração, a voz, dicção e fonética
Olhar direto na lente. Comunicativo, explicativo.
Som, silêncio e a concentração, que geram objetividade e qualidade nos detalhes.
Cuidados com transporte, saúde, ambiente insalubre, fome, esforço físico, EPI e qualidades especificas!
Aquecimento e preparo: Respiração, a voz, dicção e fonética
Plano aberto. Expressando e representando.
Ação, movimentos, diálogos, ausência da câmera.
Revisando a composição de cena, luz e sombra. Com cenário e ambiente adequado.
Cena em Duplas (Roteiro, ensaio e gravação da cena de um produto no filme 30s sem corte)
Saída de campo para Gravação
- 06 Plongeé e Contraplongeé
Análise do material gravado.
Aquecimento e preparo: Respiração, a voz, dicção e fonética
Posicionamento, distância, altura e relação com sentimento.
Revisando a composição de cena, com luz, sombra, em busca do cenário.
Cena em Grupo (Roteiro, ensaio e gravação da cena com um produto no filme 60s com ou sem cortes)
Saída de campo para Gravação
- 07 Plano fechado
Análise do material gravado e evolução do trabalho.
Quem vai assistir e onde vai ver.
Preparo do set e gravação: Respiração, aquecimento e alongamento, com a voz, dicção e fonética
Cena em Grupo (Roteiro, ensaio e gravação da cena com um produto no filme 60s com ou sem cortes)
Análise do trabalho e equipamentos complementares.
- 08 Movimento e ação
Onde usar cortes, preciso de edição?
Análise do material gravado e evolução do trabalho.
Quem vai assistir e onde vai ver.
Posicionamento, distância, altura e relação com sentimento.
Revisando a composição de cena, com luz, sombra.
Em busca do cenário perfeito.
Em busca do cenário perfeito.
Cena em Grupo (Roteiro, ensaio e gravação da cena em filme 60s com cortes)
Estúdio ou saída de campo para Gravação
Análise do trabalho, equipamentos complementares e abrangência de mercado
PERCEPÇÃO DA IMAGEM "A comunicação contemporânea nos presenteia com uma variedade de imagens com características distintas, cujo crescimento desenfreado da mídia põem em realce o caráter de imediatismo, de aparente reflexo contemplativo e de duplicação da realidade.
A distorção ou manipulação de certas imagens, de maneira que estas em vez de serem um meio para descortinar a realidade, ocultam-na. Assim, existe um interesse geral em “esconder algo na imagem”, este algo não é mais que o seu próprio caráter de persuasão.
Toda a linguagem icônica é resultado de uma estratégia significativa e como tal persuasiva."
**Abraham Moles (1969)
** Abraham Moles (1920-1992) foi um engenheiro elétrico e engenheiro acústico francês, além de doutor em física e filosofia. Também foi professor de sociologia, psicologia, comunicação, design na "Hochschule für Gestaltung d'Ulm" e nas universidades de Estrasburgo, San Diego, México e Compiègne.
Ele foi o fundador do Instituto de Psicologia da Comunicação Social, em ULP, conhecido como Escola de Estrasburgo pelos alunos universitários de todo o mundo, hoje reunidos na Association Internationale de Micropsychologie et de Psychologie Sociale des Communications.
Nenhum comentário:
Postar um comentário